IGTrain (Português)

IGTrain Grundtvig Multilateral Project 2013-2015

Endereço da página do projecto: IGTrain

O projeto Europeu Grundtvig “”Training to Train- Intergenerational Transfer of Knowledge on the workplace” (IGTrain) vai melhorar a empregabilidade para pessoas idosas (50 +) e fornecer habilidades adicionais para os trabalhadores mais jovens.

Bruxelas (BE), 13 de fevereiro de 2014. O projeto IGTrain faz uma contribuição significativa para a estratégia “Europe 2020”, promovendo o aumento da taxa de emprego e da inclusão na aprendizagem ao longo da vida da população com idade entre 20-64 anos ao longo da vida.

Pessoas com a idade de 50+ anos possuem conhecimentos, competências e experiência, que não podem ser ensinadas na escola e que eles tenham adquirido em mais de 30 anos de experiência de trabalho. Melhorar a aprendizagem entre gerações e a cooperação no local de trabalho irá beneficiar os empregadores e empregados e influenciar positivamente a empregabilidade das pessoas maior idade. O consórcio IGTrain desenvolverá durante 2 anos (termina em outubro de 2015) ações de formação inovadoras de instrutores para pessoas com idade de 50+ anos, a fim de melhorar suas habilidades de treinamento para transferência intergeracional de conhecimentos e dar-lhes um valor acrescentado adicional aos olhos de seus empregadores, permitindo que eles sejam bem-sucedidos treinadores no posto de trabalho, e mentores.A reunião de arranque (Innsbruck, novembro de 2013) esclareceu as etapas a alcançar esta nova abordagem para a aprendizagem intergeracional no local de trabalho seguindo a estratégia baseada na participação direta dos beneficiários da formação ao longo da duração do projeto.

Os parceiros do projeto estão neste momento a realizar um levantamento sobre as necessidades dos grupos-alvo para definir as principais características de uma ação de formação a ser desenvolvida posteriormente. Inquéritos a pessoas com 50+ anos, jovens (18-30 anos) e empregadores estão sendo realizadas na Áustria, Itália, Bulgária, Portugal, Bélgica e Turquia. Em próximas etapas, cada parceiro vai testar os resultados dos cursos de formação e usá-los juntamente com as informações obtidas a partir de observações oriundas de outros programas de formação profissional, a fim de gerar um conjunto de boas práticas e estudos de casos para promover o conceito mais estruturado de aprendizagem entre gerações no local de trabalho.

O portal do projeto acaba de ser lançado e será o lugar onde todas as informações atualizadas sobre as atividades poderão ser encontrados. Os parceiros são Verein multikulturell (AT), Bimec Ltd (BG), Cooss Marche (TI), Waterpolis S.A. (PT), Partenalia aisbl (BE) e Mozaik (TK), com ampla experiência nas áreas de formação, emprego, migração, juventude, o envelhecimento ativo, a educação de adultos, bem como as relações interculturais e de responsabilidade social. A segunda reunião de trabalho terá lugar em Ancona (Itália), em 8-9 de Abril de 2014.

Entidade participante da Bégica: Partenalia aisbl.
Paula Osés
coordination@partenalia.eu
Vicente García
administration@partenalia.eu
Avenue de la Renaissance, 1; Bte 14Brussels – 1000
llp
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.